Guitarra Portuguesa

Hugo Gamboias nasceu em Coimbra no dia 23 de Maio de 1988.


Em 2007 ingressou no curso de Arquitetura, na Universidade de Coimbra e, três anos mais tarde, iniciou os seus estudos em guitarra portuguesa.
 

Em 2012 começou a colaborar com a associação cultural “Fado ao Centro” onde é, neste momento, um dos músicos residentes.

A convite da cantora brasileira Fáfa de Belém, em Outrubro de 2014, integrou o espetáculo Fado Tropical, incluído nas festividades do Círio de Nazaré, uma das maiores festas do país e que decorreu na cidade de Belém do Pará.
No ano seguinte, integrou a banda de punkrock “Fitacola” onde, ainda hoje, toca guitarra elétrica e em 2015 o projeto “Pensão Flor”, levando a guitarra de raíz portuguesa noutras viagens musicais que passam pelo fado, tango, bossa nova e

morna.
 

Em 2018 é convidado a participar na banda sonora do filme português Pedro e Inês.
Participa na peça “O Menu”, escrita e encenada por Helder Wasterlain, compondo a banda sonora e apresentando-a durante o espetáculo de estreia e no final do ano de 2019 é convidado a participar no 10th Calcutta International Classical Guitar Festival, na India, onde em conjunto com o guitarrista Diogo Passos partilha o palco com nomes como David Russel, Pavel Steidl, Zoran Dukic, Thomas Fellow, Reentko Dirks, European Guitar Quartet, entre outros.

Em 2020, em conjunto com Diogo Passos cria o projecto In.dia dedicado ao explorar de diferentes caminhos na guitarra portuguesa e guitarra clássica, que culmina com o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico e um livro de partituras e tablaturas referente ao cd mencionado. Destaque ainda para o prémio de “Melhor Instrumental” atribuído pelos International Portuguese Music Awards.

 

Ao longo do seu percurso musical, em nome próprio e em colaboração com o “Fado ao Centro”, tem apresentado por inúmeras vezes o fado de Coimbra e a sua música, nas maiores salas de espetáculo portuguesas e estrangeiras: Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça, Brasil e India.