PROFESSORES

Hugo Gamboias

Guitarra Portuguesa

Natural de Coimbra, iniciou o estudo da guitarra portuguesa no ano de 2010 na Escola da Guitarra, da Viola e do Fado de Coimbra  com o guitarrista Ricardo Dias.
No ano seguinte continua os seus estudos na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e nesse mesmo ano começa a acompanhar alguns dos nomes de referencia do fado de Coimbra.

Em 2012 começa a colaborar com a associação cultural Fado ao Centro onde é neste momento um dos músicos residentes.

No ano de 2013 depois de concluir o Mestrado em Arquitectura, ingressa no curso de música da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Actualmente é também membro dos projetos musicais "FitaCola" e "Pensão Flor”.

Miguel Luis

Viola

Natural de Turquel (Alcobaça), iniciou os seus estudos de guitarra no Conservatório de Caldas da Rainha, na classe do professor John Fletcher. Posteriormente integrou a classe do professor Rui Nabais, na Academia de Música de Alcobaça, concluindo o curso básico com boa classificação.

Frequentou master classes com José Mesquita Lopes e Tomás Camacho e participou num estágio de Orquestra de Guitarras com a direcção do professor José Mesquita Lopes, no Canto Firme de Tomar.

Terminou em 2010 a Licenciatura em Música na Escola Superior de Educação de Coimbra e em junho de 2014 obteve o grau de Mestre em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico na mesma escola.

Fundou o grupo de fado de Coimbra "Almedina" com o qual realizou diversos espectáculos por todo o país e uma digressão pelo Luxemburgo.

É um dos músicos da Associação Cultural Fado Ao Centro com a qual tem feito diversas actuações por Portugal e digressões pela Europa e América do Sul.

João Farinha

Expressão Musical

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde sempre teve o fado ligado à sua família.
 
Pela mão de seu pai, foi-lhe possível privar com alguns dos mais importantes nomes que divulgaram a canção coimbrã na segunda metade do século XX. Já estudante universitário, em 1997 e sob a batuta do Maestro Virgílio Caseiro, integrou o coro masculino da secção de Fado da Associação Académica de Coimbra - Schola Cantorum, como 1.º tenor.
 
Em Outubro de 1998, funda conjuntamente com João Monteiro, na Guitarra, e Pedro Cunha, na viola, o grupo de fado“ÆMINIUM”.
Em 2001 ingressa no Conservatório de Música de Coimbra, onde aperfeiçoou a voz nas aulas de canto.
Em 2006 funda o Grupo Coimbra Ensemble e em 2007 entra no Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
Em 2010 funda, em conjunto com Luís Carlos Santos e Luís Barroso, o projeto Fado Ao Centro dedicado à defesa e promoção do Fado de Coimbra.
 
Integra ainda os álbuns “Serenata do Caloiro – Tributo a Carlos Paredes”, “Baladas da Despedida – Anos 90”, “100 Anos de Fado de Coimbra – Coro dos Antigos Orfeonistas da UC”, “ÆMINIUM Grupo de Fado”, Grupo COIMBRA “Coimbra”, “Fado Ao Centro Vol.I – Fados de Coimbra”, “Fado Ao Centro Vol.II – Fados e Guitarradas”, “DVD Fado Ao Centro – Fados e Guitarradas”, Fado Ao Centro “Mensagens” e Fado Ao Centro “Clássicos”.
 
No seu currículo constam também alguns temas por si compostos: “Penélope”, “Fado de Inês”, “Não Sei”, “Fuga”, “Súplica”, “Sim” e “Maria” são alguns dos temas a que deu voz, música e vida.
 
Atuou com artistas de renome como: Mariza, Camané, Cristina Branco, Raquel Tavares ou Ana Laíns e a sua voz já foi ouvida em países como: Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Suíça, Estónia, Letónia, Eslováquia, Áustria, Polónia, Rússia, Brasil, Marrocos, Tailândia, Vietname e Japão.